logo header

[email protected]

Rações peletizadas e extrusadas

Rações peletizadas e extrusadas

Como melhorar a qualidade, a produtividade e reduzir custos

Maico Rissi

Coordenador Comercial Cinergis

O Brasil é um dos grandes produtores de ração do mundo. Em 2022, o mercado de ração animal encerrou o ano com um aumento produtivo de 1,3%. De acordo com as informações fornecidas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), esse crescimento condiz a uma produção em torno de 82 milhões de toneladas.

Mesmo diante de todas as adversidades, a fabricação de ração no Brasil é uma das melhores do mundo, tanto na pecuária quanto na suinocultura, avicultura e piscicultura, sem contar com a linha de ração pet, que cresce ano após ano. Uma das principais vantagens competitivas do Brasil na fabricação de ração é a abundância de matéria-prima disponível.

O setor de nutrição animal está investindo cada vez mais, e avança a cada ano. Podemos dizer que o “agro”, como todos chamam, passou a ser protagonista na economia do Brasil, reconhecido por muitos países como um celeiro de alimentos. Essas tecnologias trazidas de outros países ou desenvolvidas no Brasil e implantadas nas fábricas, ajudam no processamento e na transformação das matérias-primas em ração, tornando um alimento de alta qualidade, o que impacta diretamente nos animais. Tão importante quanto a quantidade de ração produzida, é assegurar a alta qualidade dos pellets ou kibbles e seus níveis nutricionais de acordo com as exigências de cada espécie e fase da vida do animal.

Muitos trabalhos já publicados de autores renomados e a experiência de dentro de fábrica de ração, nos mostram que rações peletizadas têm se mostrado mais eficientes, principalmente por melhorar a digestibilidade e a absorção dos ingredientes. Isso acontece devido à gelatinização do amido que ocorre na passagem pelo condicionador ao receber calor suficiente por um determinado período, realizando o cozimento. Esses fatores favorecem o crescimento e desempenho dos animais, principalmente os monogástricos, assim como a extrusão de ração com alto teor de fibras para equinos ou bovinos, e nas rações de peixe e pet. Outros benefícios, são a diminuição do desperdício por segregação ou a separação dos ingredientes garantindo um consumo mais uniforme, de acordo com as orientações da Embrapa.

Mas afinal, qual o principal objetivo da peletização e da extrusão?  

Ambos passam por um processo de transformação de materiais, que é ou por aglomeração de pequenas partículas de um ingrediente ou pela mistura de ingredientes, utilizando processos mecânicos, na presença de pressão via rolo na matriz, umidade aplicada por vapor ou até mesmo com aditivos reidratantes e temperatura, formando a ração conforme o formato da matriz. Esse processo pode parecer simples, mas tem muitas variáveis que dificultam, e por isso muitas empresas optam por continuar com a fabricação de ração farelada.

Diversas empresas possuem dificuldades com os processos de peletização e extrusão. As causas devem ser investigadas a fundo desde as matérias-primas até as etapas do processo como: moagem, mistura, aquecimento, peletização ou extrusão, secagem e resfriamento. A solução destes problemas é o que garantirá o maior aproveitamento da capacidade da fábrica. Mas, às vezes, isso não é o suficiente, faz-se necessário o uso de aditivos tecnológicos para ajudar no processo, adicionando umidade de forma adequada ou um antiumectante que a afixe nas partículas facilitando a gelatinização do amido. Desta forma, há uma evolução na passagem pela matriz com uma melhor formação do pellet ou kibble, tornando-os mais duráveis e uniformes. Isso resulta em um grande impacto no processo, tendo melhor rendimento na parte produtiva, mais tonelada/hora, mantendo ou abaixando a amperagem do motor, fazendo que tenha mais economia de energia com uma produção igual ou maior.

Àquele que nos lê, a Cinergis possui uma gama de produtos para atender a necessidade de cada fábrica, disponibilizando pessoas com experiência para melhorar seu processo, ajustando equipamentos, treinando os operadores e, o mais importante, gerando maior lucratividade para a sua empresa.

Scroll To Top